quarta-feira, 4 de abril de 2007

O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora: 24 anos ao serviço dos Ancorenses






Pedro Ribeiro
Fundado em 8 de Setembro de 1983, o Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora surge na sequência de várias diligências frustradas junto da Santa Casa da Misericórdia de Caminha no sentido de que fossem dadas respostas sociais especialmente aos idosos de Vila Praia de Âncora e do Vale do Âncora.
Face à ausência de resposta às solicitações da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e às diligências da Câmara Municipal de Caminha, no sentido de se estabelecer um plano de acção que permitisse encarar e resolver os problemas da terceira idade, da infância e da juventude, construindo um equipamento colectivo em Vila Praia de Âncora, um grupo de pessoas da vida pública ancorense tomaram a iniciativa de criar uma Instituição Particular de Solidariedade Social nesta vila.
Depois de uma reflexão colectiva sobre os objectivos da associação considerou-se de interesse acrescentar às valências ligadas à solidariedade também a cultura e a formação profissional.
Assim, pode ler-se no artigo 2º dos seus estatutos que “O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora tem por objectivos contribuir para a promoção social e cultural da população do Vale do Âncora, bem como criar ocupação de tempos livres da mesma população(...)”.
Esta instituição é composta por dois edifícios construídos de raiz e que tomam o nome de: Centro Social – edifício Norte e vocacionado para a causa da solidariedade social; e Centro Cultural – Edifício Sul vocacionado para as actividades culturais.
Esta instituição assenta as respostas que procura dar às populações em duas vertentes principais:
a) a vertente social, com valências ligadas à infância, juventude e terceira idade designadamente, Jardim de infância, Actividades de Tempos Livres, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Lar de Idosos;
b) a vertente cultural, com a criação de condições para o funcionamento da Biblioteca Fixa da Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório, Sala de Exposições e ainda a Academia de Música Fernandes Fão, acrescentando ainda algumas associações que têm a sua sede neste equipamento.
As valências sociais surgiram a partir da análise de necessidades que foi feita no vale do Âncora levando em linha de conta o facto de não existir anteriormente qualquer resposta social às necessidades deste vale no que toca a este particular, pois os técnicos dos serviços regionais da Segurança Social argumentavam com o facto de existirem no concelho de Caminha duas instituições (Caminha e Seixas), o que colocava este município, em comparação com outros do distrito de Viana do Castelo, muito bem colocado em termos de capacidade de resposta. De facto, se nos parece válida esta perspectiva também não deixa de ter relevância o facto de existirem duas instituições no lado norte do concelho de Caminha (Vale do Coura) que detém aproximadamente 60% da população do município e nenhum na vertente sul do concelho onde residem os restantes 40% (Vale do Âncora), considerando que Vila Praia de Âncora é a freguesia mais populosa do concelho com cerca de 25% da população deste município.
Importa, neste particular, referir que o Lar de Idosos do C. S. C. de Vila Praia de Âncora surgiu para suprir uma lacuna no contexto social específico do Vale do Âncora inserido num projecto que envolvia simultaneamente outras valências e várias gerações na tentativa de recriar o ambiente familiar de forma a que os utentes se sentissem em casa. É de lembrar que no Centro Social convivem diariamente idosos (Lar e Centro de Dia) com crianças e jovens (Jardim de Infância e Actividades de Tempos Livres; e ainda os alunos do Pólo 1 da Escola Tecnológica Artística e Profissional do Vale do Minho).
Citando Hespanha (2000;163): “Hoje a tendência é para centros comunitários, porque os centros comunitários são uma resposta integrada, mais participada, e que abrange todas as faixas da população. Agora os centros comunitários é que prestam respostas múltiplas, de acordo com as necessidades locais e com mais intervenção da própria população.”
A área geográfica adstrita a esta instituição não tem contornos muito bem definidos podendo afirmar-se que corresponde ao Vale do Âncora de uma forma geral e à vizinha freguesia de Afife.
No tocante aos serviços sociais oferecidos por esta instituição podemos referir que, das cinco valências, três estão voltadas para a assistência à terceira idade e duas para a infância, sendo maior o número de utentes das segundas que representam 53% do número total de utentes contra os 47% das primeiras.

Estes utentes provêm, relativamente à terceira idade, das freguesias de Vila Praia de Âncora, Âncora, Riba de Âncora, Freixieiro de Soutelo, Amonde, Afife e Caminha; quanto à infância, são oriundos de Vila Praia de Âncora, Âncora, Vile e Riba de Âncora.